MÉTODO SIMONTON - 1º e 3º PASSOS- A ELIMINAÇÃO DO RESSENTIMENTO

O Primeiro Passo do programa do Dr. Simonton faz parte de uma reflexão sobre como participamos do aparecimento da doença. Consiste em perguntarmos quais foram as situações de estresse que vivenciamos entre seis e dezoito meses antes do diagnóstico. Esse autoexame inicial não é feito para despertar culpas, e sim para identificar comportamentos que devem ser mudados, se quisermos seguir nossas vidas de maneira plena e saudável. Esse tempo de seis e dezoito meses se refere a quando estamos em situações crônicas de estresse devido à algum acontecimento traumático como: morte na família; divórcio; traição; falência financeira; pânico; fortes sentimentos de culpa, entre outros. Quando não elaboramos esses sentimentos e mantemos a fase de "exaustão do estresse" (posts anteriores), entramos em "falência emocional" e nosso corpo adoece.
Por isso, a identificação do problema é muto importante no primeiro passo do programa.


O Terceiro Passo do Método Simonton é a eliminação do ressentimento. Segundo Dr. Simonton, o ressentimento não é raiva: a raiva em geral, é uma emoção relativamente rápida, enquanto o ressentimento é um processo repetitivo de estresse de longo prazo. O estresse é sentido não apenas quando passamos pela experiência que criou o ressentimento, mas a cada vez que nos lembramos do que aconteceu. Pessoas guardam ressentimentos por muito tempo, até mesmo quando a pessoa que o gerou tiver morrido. Na visualização (2º passo) deve-se imaginar a situação problema em si, e reinterpretar o acontecimento. Imaginar-se dizendo à pessoa como poderia ser solucionado de outra maneira. Imagine a pessoa recebendo amor, atenção, dinheiro, etc. Com o tempo o ressentimento vai perdendo força e seu foco será redirecionado para situações positivas.

A prática diária do Método, ajuda na elaboração de "situações traumáticas".

O problema em questão deve ser falado , visto e revisto inúmeras vezes. Quanto mais falamos do problema, mais ele perde força. Ele vai sendo compreendido e começamos a ver a situação sob outro ponto de vista. 






William Shakespeare disse: "Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra"




O Segundo Passo do programa já foi postado: "A visualização da cura".





Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

NOVEMBRO AZUL-FATORES DE RISCO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

ESTADIAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

LASERTERAPIA-tratamento para mucosite oral

NEUROPATIA PERIFÉRICA INDUZIDA PELA QUIMIOTERAPIA

DICAS DO QUE FAZER APÓS RECEBER QUIMIOTERAPIA

O QUE É UM NEUROTRANSMISSOR?

O QUE E' HER-2(+) E TERAPIA ALVO?

O MÉTODO SIMONTON

COMO É FEITO UM TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA?