O ESTRESSE, OS NEUROTRANSMISSORES E A INTERRELAÇÃO COM O CÂNCER

                     
 CELULA CANCEROSA
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células devido a uma mutação  em seu DNA, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo, que são as metástases.

Todos nós possuímos células de defesa contra o câncer, denominadas células NK- Natural Killer. Diariamente estamos expostos a agentes potencialmente cancerígenos  e  as células Nk atacam e matam esses agentes. Elas fazem parte entre 10 a 15% dos linfócitos, células brancas de defesa de nosso corpo.

                     

A produção de células NK depende do bom funcionamento do nosso sistema imunológico, porém todas as células do nosso sistema imunológico estão sujeitas  à influência de fatores estressores e psicossociais.

                                                                                                     DNA MUTANTE
Uma célula normal pode sofrer alterações em seu DNA por diferentes motivos: poluição ambiental, radiação solar, radiação ionizante, tabagismo, alcoolismo, excesso de agrotóxicos, metais pesados, vírus, hereditariedade, hormônios, conservantes químicos, entre outros.
                                   
Celular NK atacando uma cel. cancerosa
Uma célula branca, é uma célula de defesa produzida em nossa Medula Óssea (MO), que tem como finalidade nos proteger de agentes externos que podem causar infecções graves e até a morte. Elas identificam, atacam e matam todos nossos potenciais “inimigos”. Porém, elas somente estarão em número suficiente para nos proteger se nosso sistema imunológico estiver funcionante, o qual é sensível aos agentes estressores psicossociais (violência, desemprego, falta de dinheiro, etc...) Os altos níveis de cortisol e/ou adrenalina causados por situações estressantes, a longo prazo, acarreta a diminuição  da produção de glóbulos brancos na MO.
                    O cortisol e a adrenalina são considerados os hormônios do estresse, eles ativam respostas do corpo ante situações de emergência - mecanismo de luta e fuga- aumentando a pressão arterial, o açúcar no sangue, aumento da frequência cardíaca e respiratória, propiciando assim energia muscular e mental para uma possível fuga ou luta para sobrevivência. Uma vez que o estresse é pontual e superada a questão, os níveis hormonais e o processo fisiológico volta a normalidade, mas quando este se prolonga de maneira crônica, os níveis de cortisol no organismo disparam e se tornam nocivos.
           Segundo Dr. Cury, nossa memória possui um banco de dados de todas nossas vivências durante a primeira infância e a vida adulta como rejeições, perdas, medos, entre outros. Em cada situação de estresse que vivenciamos acessamos esse banco de dados e reenviamos ao nosso cérebro em questões de segundos as emoções experimentadas no episódio registrado pela experiência, ou seja, cortisol e adrenalina voltam a circular em nosso corpo. 

Danos físicos causados pelo Cortisol:

 - Perda de massa muscular
 - Aumento do peso, principalmente na região abdominal
 - Aumento das chances de osteoporose
 - Dificuldade na aprendizagem
 - Baixo crescimento
 - Diminuição da testosterona

 - Lapsos de memória

 - A longo prazo, supressão da Medula Óssea.

      NEUROTRANSMISSORES
NEUROTRANSMISSOR
         A Serotonina,noradrenalina,endorfina e dopamina são algumas das substâncias presentes naturalmente no nosso cérebro chamadas de neurotransmissores,e servem para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra. As respostas dadas pelos neurônios `a um estimulo vai depender da característica do neurotransmissor e do receptor.O precursor dos neurotransmissores é o triptofano, presentes em alguns alimentos como: tomate, banana, chocolate e vinho.
A diminuição dessas substâncias pode provocar alteração do sistema supressor da dor, causando enxaqueca, depressão, ansiedade fibromialgia, dor crônica, parkinson, alzeimer.

Alguns benefícios da Endorfina:

  Melhoram a memória
  Melhoram o bom humor
  Aumentam a resistência
  Aumentam a disposição física e mental;
  Melhoram o nosso sistema imunológico
  Bloqueiam as lesões dos vasos sangüíneos
  Têm efeito antienvelhecimento pois removem os radicais livres
     Aliviam as dores.

Serotonina

Esse neurotransmissor é um dos mais importantes. Possui forte efeito no humor, memória e aprendizado. Regula o equilíbrio do corpo. A ausência desse neurotransmissor é a causa de inúmeras patologias como: emagrecimento, enxaqueca, depressão profunda, insônia. A única forma que se sabe de produzir esse neurotransmissor naturalmente, é alimentação balanceada e exercícios físicos.
Dr. Wladimir Bernik descreve o Estresse em três fases:

AS TRÊS FASES DO ESTRESSE:

A fase aguda
Esta é a fase em que os estímulos estressores começam a agir. Nosso cérebro e hormônios reagem rapidamente, e nós podemos perceber os seus efeitos, mas somos geralmente incapazes de notar o trabalho silencioso do estresse crônico nesta fase.

A fase de resistência
Se o estresse persiste, é nesta fase que começam a aparecer as primeiras consequências mentais, emocionais e físicas do estresse crônico. Perda de concentração mental, instabilidade emocional, depressão, palpitações cardíacas, suores frios, dores musculares ou dores de cabeça frequentes são os sinais evidentes, mas muitas pessoas ainda não conseguem relacioná-los ao estresse, e a síndrome pode prosseguir até a sua fase final e mais perigosa:

A fase de exaustão
Esta é a fase em que o organismo se rende aos efeitos do estresse, levando à instalação de doenças físicas ou psíquicas.

Conseguir identificar esses fatores estressores e o nível de estresse que estamos, nos trazem a vantagem de prevenirmos  uma possível doença física e ou mental..                "A visualização das imagens acima, facilita no momento do relaxamento/meditação, assim como emoções positivas como estar em contato com algo novo e prazeroso, manter-se em atividades físicas, com objetivos traçados, e focar na saúde e no bom humor. Tudo isso contribui para estimular a produção de células do nosso sistema imunológico, principalmente as células NK, que aumentam nossas defesas corporais, nosso nível de endorfina e serotonina, que nos protegem e nos beneficiam."


           









Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

NOVEMBRO AZUL-FATORES DE RISCO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

ESTADIAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

LASERTERAPIA-tratamento para mucosite oral

MÉTODO SIMONTON - 1º e 3º PASSOS- A ELIMINAÇÃO DO RESSENTIMENTO

NEUROPATIA PERIFÉRICA INDUZIDA PELA QUIMIOTERAPIA

DICAS DO QUE FAZER APÓS RECEBER QUIMIOTERAPIA

O QUE É UM NEUROTRANSMISSOR?

O QUE E' HER-2(+) E TERAPIA ALVO?

O MÉTODO SIMONTON

COMO É FEITO UM TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA?