MOMENTOS DIFÍCEIS

 

Nesses momentos difíceis e imprevisíveis de Pandemia, pessoas com doenças graves / crônicas tornaram-se mais afetadas do que qualquer outro segmento da área da medicina.

Uma dessas patologias é o câncer, pois dependem de controle sistemático da doença, com necessidade de consultas médicas periódicas, exames laboratoriais e de imagem para estadiamento, tratamento e controle de remissão.

Alguns serviços de tratamento oncológico estão gradativamente se adequando ao novo cenário mundial, porém o medo acompanha os pacientes oncológicos, mais do que qualquer outra doença crônica nesse momento, pois devido ao tratamento quimioterápico, eles estão em constante imunossupressão devido a ação citotóxica dos quimioterápicos à nível celular.

Mesmo com o avanço da Imunoterapia, nem todos os pacientes tem acesso à essa tratamento, que é atualmente um dos mais bem sucedidos na área da Oncologia, devido à sua maior resposta terapêutica e com menos efeitos colaterais.

O câncer infantil também é um dos segmentos oncológicos de muita preocupação, pois somou-se o medo da doença em si, devido a alta agressividade do tratamento do câncer infantil, mais o temor de tirar a criança de casa e se contaminar com o vírus da Covid 19. Alguns Hospitais infantis se prepararam para amenizar esse sofrimento familiar adaptando sua estrutura física, ambulatorial e setorial, com ótimos resultados.

 Seja adulto, adolescente, criança ou idoso enfrentando um tratamento oncológico nesse momento, por mais devastador que seja psicologicamente, todos devem se apoiar em seus médicos e equipes de tratamento multidisciplinar, e seguir em frente com todos os cuidados já conhecidos, de isolamento domiciliar, uso constante de máscaras, reforço na higiene domiciliar e pessoal.



Irei repostar algumas matérias mais antigas deste grupo/blog, que podem contribuir nesse momento, e continuar com as novidades na área da Oncologia.

Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

NOVEMBRO AZUL-FATORES DE RISCO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

ESTADIAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

LASERTERAPIA-tratamento para mucosite oral

MÉTODO SIMONTON - 1º e 3º PASSOS- A ELIMINAÇÃO DO RESSENTIMENTO

NEUROPATIA PERIFÉRICA INDUZIDA PELA QUIMIOTERAPIA

DICAS DO QUE FAZER APÓS RECEBER QUIMIOTERAPIA

O QUE É UM NEUROTRANSMISSOR?

O QUE E' HER-2(+) E TERAPIA ALVO?

O MÉTODO SIMONTON

COMO É FEITO UM TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA?