PENSAMENTOS e CRENÇAS
Como já foi dito inúmeras vezes nos Posts anteriores, todos os pensamentos geram algum tipo de sentimento ou emoção.
E toda emoção, seja ela boa ou ruim, gera a liberação do hormônio correspondente àquela determinada emoção. Então, se estamos frequentemente com pensamentos negativos em nossas mentes, frequentemente liberamos hormônios do estresse ( adrenalina, cortisol,etc), que nos prejudicam à médio e longo prazo, ocasionando danos no sistema imunológico. O contrário é verdadeiro, pois se estamos sempre tranquilos, com boa autoestima, bom humor, não nos preocupando demasiadamente com problemas que não podemos resolver, nosso sistema imunológico sempre estará em bom funcionamento, nos protegendo de doenças. Aumentamos assim a produção de células NK- Natural Killer, que são as células que nos protegem de vários tipos de vírus e alguns tipos de câncer.
Durante nossa infância somos frequentemente bombardeados por brincadeiras maldosas, apelidos, chacotas, e uma grande variedade de situações negativas que nos fazem acreditar que somos aquilo. O Bullying* é uma das causas de adultos doentes, com problemas de relacionamentos, baixa autoestima, tristeza, carência,etc, pois a criança acredita no que ouve com frequência, sobretudo se não existir um núcleo familiar estável e de apoio à essa criança, ela pode crescer acreditando no que escuta. Muitas vezes é necessário o acompanhamento de um Psicoterapeuta.
Estou citando apenas um exemplo de como as crenças negativas se instalam em nossas vidas, gerando muitas vezes dores emocionais profundas.
Dr. Simonton aplica o questionário do psiquiatra Dr. Maultsby para identificar se uma crença é saudável ou não. Ele pedia aos pacientes para escreverem 5 perguntas (abaixo) em um papel, e cada vez que vinha algum pensamento negativo em que o paciente realmente acreditava, ele pedia para ele ler as perguntas e respondê-las.
Essas são as 5 perguntas:
1- Este pensamento-crença é fundamentado na
realidade (e não sobre minha realidade)?
2 - Este pensamento-crença protege minha vida e
minha saúde?
3 - Este pensamento-crença me ajuda a atingir
meus objetivos de curto e longo prazo?
4 - Este pensamento-crença me ajuda a evitar ou
a resolver meus conflitos os mais profundos?
5 - Este pensamento-crença me ajuda a sentir
como tenho vontade de me sentir?
(3 "não" entre 5 = crença não saudável)
(3 "não" entre 5 = crença não saudável)
É mais fácil mudar os pensamentos/crenças não saudáveis quando emoções desagradáveis perturbam a vida e quando, por exemplo, o medo impede de dormir.
Se a dor emocional é forte, os pensamentos-crenças não saudáveis ficam mais próximos da consciência e se deixam melhor identificar.
Se a dor emocional é forte, os pensamentos-crenças não saudáveis ficam mais próximos da consciência e se deixam melhor identificar.
Esse exercício nos ajuda à identificar crenças negativas e positivas:
1-Tomar consciência da dor emocional e amplificá-la
2- Dividir uma folha de papel em 2 partes
3- Escrever à esquerda pelo menos cinco pensamentos/crenças que provocam emoção
4- Escrever à direita os pensamentos/crenças saudáveis incompatíveis com os da esquerda
5- Examinar cada pensamento/crença com a ajuda do questionário acima (3 "não" entre 5 = crença não saudável)
6- Ler as crenças saudáveis em voz alta e analisar o que sente.
7- Levar esta lista consigo e consultá-la sempre que a emoção desagradável aparecer, o que pode ser necessário até 20 vezes por dia.
8- três vezes por dia colocar-se em um estado de calma e de relaxamento tendo no espírito convicções mais saudáveis. Impregnar-se de novos pensamentos/crenças até que eles penetrem no inconsciente. Uma mudança de pensamento/crença é um processo que difere de uma pessoa para outra e que dura em geral de 3 a 6 semanas para acontecer.
Isso é a formação de uma nova linguagem emocional!
Isso é a criação de novas redes neurais no cérebro!
Isso é a criação de uma vida saudável!
*Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. Fonte: psiweb
Comentários
Postar um comentário