OUTUBRO ROSA! O autoexame das mamas!
O autoexame das mamas é um importante instrumento para detectar precocemente o câncer mamário, principalmente em mulheres que não têm acesso frequente ao Ginecologista. A ilustração ao lado mostra como esse autoexame deve ser feito, porém não substitui uma consulta com o Ginecologista. Tenha preferencia em fazer esse exame durante o banho pois facilita a detecção de nódulos.
Se qualquer alteração como as da figura ao lado for detectada, recomenda-se a consulta com um médico Ginecologista para acompanhamento.
Como já mencionado no Post anterior reforço os principais sinais e sintomas do câncer de mama.:
Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.
Fatores de Risco
História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama. A idade constitui um outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (instalada após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama. A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, é identificada como fator de risco para o câncer de mama, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos.
Fonte: INCA-Inst. Nacional do Câncer
Próximo Post: O que são genes BRCA1 e BRCA2?
Comentários
Postar um comentário